12
Fev
08

Ainda… a IVG…

Caro Pedro,

Não estando ligado ao governo… mas como generalizas para todos os que defenderam, e votaram, sim no referendo do ano passado, gostava apenas de dizer que não menti… e que, somando prós e contras desta decisão… faria o mesmo.

Até concordo em alguns aspectos com que dizes… é realmente “inconcebível isentar da taxa moderadora quem interrompe voluntariamente sua gravidez, ao passo que são fechados centros de saúde em muitos pontos do país.

Mas o que está mal? A isenção da taxa moderadora ou o encerramento de centros de saúde (penso que te referias, principalmente, às urgências)? Vamos nivelar por baixo? Não será preferível defender ambas as opções (podendo dar primazia a alguns dos motivos)?
Também concordo que não tem lógica que devido “à impossibilidade de médicos e mais agentes de saúde serem impedidos de invocar objecção de consciência para perpetrar aquilo que para eles, pelo menos para aqueles que utilizassem este recurso, constitui um crime.”

Mas onde é que isso acontece? Na IVG não… O que refere o texto que apresentas é que “os médicos e profissionais de saúde que manifestem este direito deverão, contudo, “prestar a assistência necessária em situações decorrentes da interrupção da gravidez em que a saúde da mulher esteja comprometida e em risco”.” Defendes então que, quando a situação de doença se deva a actos causados pelo(a) próprio(a) não devia ter acompanhamento? Só se for isso. Mas se for, não há cuidados de saúde para feridos de acidentes de viação que sejam os culpados dos mesmos nem para aqueles que se tentem suicidar?

E mesmo nos aspectos em que concordo contigo, contínuo a preferir uma sociedade onde não se utilize o “vão de escada” como solução, onde não haja perseguição judiciais por estes motivos, onde existam condições de saúde quando, por determinados motivos encontrem a necessidade de recorrer a esta situação. Por todos estes, estes e ainda mais alguns…

Anúncios

2 Responses to “Ainda… a IVG…”


  1. Fevereiro 12, 2008 às 8:36 pm

    Caro Miguel

    Não pretendi generalizar os votantes nem apoiantes e/ou activistas do Sim – posso ter-me exprimido mal. Variados defensores desta posição, aliás, sentem-se hoje enganados. Eu próprio na altura entrei mais em despique com defensores do Não – por me irritar certo radicalismo religioso – do que do Sim.
    Quanto ao nosso sistema de saúde e à taxa moderadora, temos definitivamente ideias diferentes – e ainda bem, pois é bom haver diversidade, digo eu. Quando perguntas: “Mas o que está mal? A isenção da taxa moderadora ou o encerramento de centros de saúde?” Respondo que acho que ambas estão mal, sendo que um erro acaba por em parte agravar o outro. Embora como já tive oportunidade de referir aqui neste blog, o encerramento de serviços de saúde seja uma realidade inevitável. Não obstante a triste realidade de muita gente não ter alternativas a não ser o serviço público.
    Quanto à objecção de consciência, infelizmente aquilo que é invocado como “situações decorrentes da interrupção da gravidez em que a saúde da mulher esteja comprometida e em risco” não apenas é discutível sob o ponto de vista médico, como também pode ganhar uma amplitude indesejável devido à generalização que da sua subjectividade pode advir.

  2. 2 MAV
    Fevereiro 12, 2008 às 9:03 pm

    Pedro,

    Independentemente de algumas decisões que poderão não ter sido as mais correctas, como já disse continuaria hoje a defender o SIM…

    Eu defendo um estado social sério e a sério, e só acho que as taxas moderadores estejam mal, quando as mesmas têm que ser pagas (embora, e neste caso, até compreenda a sua aplicação no caso de determinados actos médicos que possam ser racionalizados…)

    Quando às “situações decorrentes da IVG em que a saúde da mulher esteja comprometida e em risco” acho que é por esse mesmo motivo (a subjectividade) que tal deverá acontecer. Deverá ser obrigatório que um médico tenha que “assistir” toda e qualquer situação de doença ou enfermidade, independentemente das suas origens..


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Desde 19-Maio-2007

Andaram por aqui…

Arrochadas Anteriores

Prémios


Arrochadas Mais Populares

Blog Stats

  • 64,841 hits

Ferramentas Internas

Outras Coisas


%d bloggers like this: