26
Mar
08

A Euribor é que sabe

Já há algum tempo que não escrevo sobre a crise que afecta o mercado financeiro, e monetário se quisermos. Mas após as declarações de Trichet, acho que é uma altura oportuna para fazer uma pequena analise:

Lembra-se certamente do anuncio “a euribor é que sabe”, a euribor é a taxa a que os bancos emprestam dinheiro entre si, sim os bancos também contraem créditos, jogam com o dinheiro e por isso esta crise é no meu ponto de vista tão grave.

Quando um banco empresta dinheiro a outro espera no futuro, não só voltar a receber o dinheiro que emprestou como gerar uma mais valia (euribor), não esquecendo que o banco empresta o dinheiro dos seus clientes.

Portanto se um só banco apresentar problemas de falta de dinheiro, vai imediatamente afectar não só os seus clientes como clientes de bancos terceiros com os quais assumiu compromissos. O sintoma de a euribor estar constantemente a subir, espelha o receio que os bancos têm de emprestar dinheiro entre si, tornando-o a taxa mais alta pretendem correr menos riscos.

O BCE apesar de não se comportar somente como um espectador pouco mais faz que injectar liquidez no mercado, isto é, ajuda os bancos comerciais a não esgotarem capacidade de satisfazer os compromissos do dia a dia…

A pagar a crise ou a maior parte dela se quisermos aparece quem realizou créditos à habitação, que de um momento para o outro vê aumentar o valor da prestação, porque os bancos começaram a não confiar na liquidez uns nos outros.

 

Ronin

Anúncios

0 Responses to “A Euribor é que sabe”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Desde 19-Maio-2007

Andaram por aqui…

Arrochadas Anteriores

Prémios


Arrochadas Mais Populares

Blog Stats

  • 64,922 hits

Ferramentas Internas

Outras Coisas


%d bloggers like this: